top of page

Temperaturas mínimas voltam a cair em Goiás; mínima pode chegar a 10°C

Baixa umidade relativa do ar acende alerta para queimadas fora de controle



Jornal Opção

Manhãs devem ser mais frias neste final de semana l Foto: Eduardo Ferreira.



Informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo/Semad) mostram que as temperaturas no estado de Goiás voltam a cair a partir desta sexta-feira, 28.


As regiões Leste, Sul, Central e Sudoeste podem encarar temperaturas abaixo dos 15°C, com destaque para a região Leste que pode chegar aos 10°C. As temperaturas máximas para essas regiões variam de 32 a 33 °C, com umidade relativa do ar entre 22 e 80%. 


O boletim mais recente do Cimehgo reforça que as características do inverno goiano seguem predominantes. Alta amplitude térmica, com manhãs mais frias e tardes mais quentes e secas, e baixa umidade relativa do ar são recorrentes em todas as áreas de Goiás.


Com predominância do sol ao longo do dia, o alerta do órgão é para risco moderado/alto de queimadas em todo o estado. O clima mais seco e com ventos mais intensos (característicos do inverno goiano), favorece a ocorrência de queimadas descontroladas, o que prejudica não apenas o meio ambiente mas também a saúde geral da população.


O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica a origem dessa queda nas temperaturas mínimas. “No final de semana, nós teremos um frio de origem polar”, afirmou. Apesar das manhãs mais frias, a atuação dessa massa de ar varia de leve a moderada, com o ápice no domingo. “Não é aquele frio que vai durar o dia todo”, informou.     


O especialista reforça que as orientações à população seguem as mesmas, tradicionais para o inverno goiano: aumentar hidratação, evitar exposição direta ao Sol no período da tarde, evitar queimadas e alerta para manhãs mais frias. 


O prognóstico para o final de semana são dias “com predomínio de sol em todas as regiões do Estado de Goiás”. As temperaturas máximas se elevam, as mínimas diminuem na maior parte do estado, e “ o destaque na semana fica para umidade relativa do ar que estará em declínio no período da tarde”.  

130 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page