Atacante tem 113 gols em 11 disputas da Série A; clube nunca teve artilheiro da competição
GE

Gabigol, do Cruzeiro, comemora gol marcado diante do Uberlândia — Foto: Gustavo Aleixo
O Cruzeiro se prepara para o Campeonato Brasileiro com a missão de, pelo menos, conseguir uma vaga na Libertadores de 2026. Um dos trunfos da equipe – e a principal contratação para a temporada – é Gabigol, maior artilheiro da competição em atividade e que buscará um feito inédito na história do clube.
Gabriel Barbosa chegou ao Cruzeiro no início do ano, como realização de um sonho de Pedro Lourenço, presidente da SAF. Desejo credenciado pelo ótimo início de carreira no Santos e, principalmente, pelos anos recentes defendendo o Flamengo. Campanhas que o colocaram em evidência nas competições nacionais e continentais.
Somando as passagens pelos dois clubes, Gabigol acumula 113 gols em 11 edições disputadas do Campeonato Brasileiro. Nenhum jogador em atividade marcou mais do que ele desde 2003, quando a competição passou a ser disputada por pontos corridos.
Ainda segundo o levantamento, considerando também os jogadores que já se aposentaram dos gramados, apenas Diego Souza (130) e Fred (158) marcaram mais do que Gabriel Barbosa nos pontos corridos. O camisa 9 cruzeirense é o único do top-10 (veja a lista no fim da matéria) que ainda está em atividade.
Foram 42 gols marcados em quatro edições disputas pelo Santos, além de 71 em seis edições com o Flamengo. Somando os dois clubes, a média é de dez gols a cada Brasileirão jogado pelo atacante de 28 anos.
Ao longo da carreira, Gabigol já conquistou duas artilharias do Campeonato Brasileiro. Em 2018, com o Santos, fez 18 gols; no ano seguinte, pelo Flamengo, foram 25 marcados na campanha do título. Até então, essa é a melhor marca de um artilheiro desde 2006, quando a competição começou a ser disputada por 20 times.
Agora, o jogador buscará esse feito vestindo a camisa do Cruzeiro, que ainda não teve um artilheiro de Campeonato Brasileiro na história. Até o momento, Gabigol acumula cinco gols em sete jogos oficiais com a camisa estrelada. Todos no Campeonato Mineiro.
O Cruzeiro faz a estreia no Brasileirão diante do Mirassol, no último fim de semana de março. Além da Série A, o time terá pela frente a Copa do Brasil, onde inicia a disputa na terceira fase, e também a Sul-Americana, com fase de grupos prevista para começar em maio.
Commenti