top of page

Mabel é eleito prefeito de Goiânia

O empresário Sandro Mabel (União Brasil) foi eleito prefeito de Goiânia neste domingo (27)



Mais Goiás




O empresário Sandro Mabel (União Brasil) foi eleito prefeito de Goiânia neste domingo (27), em segundo turno disputado contra o ex-deputado Fred Rodrigues (PL).


Com 93% das urnas apuradas, Mabel tem 55,4% dos votos válidos e Fred 44,5%.


A disputa entre Mabel e Fred foi um dos confrontos mais duros acontecidos em Goiânia desde a redemocratização do país, comparável ao que foi Nion x Bittencourt (1996), Iris x Pedro Wilson (2004) e Vanderlan x Maguito (2020).


Houve trocas de acusações durante toda a campanha, porém com maior intensidade no segundo turno.


Enquanto Fred tentava refrescar, na memória do eleitor, situações como o mandado de busca da Polícia Federal contra Mabel em uma investigação que mirava fraudes no Ibama, ou as doações de campanha da Odebrecht para o seu adversário, Mabel retrucava acusando Fred de falsidade ideológica (por tomar posse em cargo público dizendo ter diploma de ensino superior.


Padrinhos políticos


Essa eleição também ficou marcada pelo afastamento do governador Ronaldo Caiado, apoiador de Mabel, e do ex-presidente Jair Bolsonaro, que estiveram juntos em 2018.


Bolsonaro fez inúmeras críticas a Caiado nessa eleição e disse que a influência do governador só existe em Goiás, em alusão ao desejo do seu desafeto de disputar a presidência em 2026.


O governador, por sua vez, optou por respostas mais brandas, embora tenha dito vez ou outra que a eleição deste ano mostrou que a direita não tem dono.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page