top of page

Ideb 2023: Goiás tem a melhor nota do país no ensino médio

Índice mede a qualidade da educação nas escolas, no estado e no país. Goiás ainda atingiu a meta para os anos finais do ensino fundamental e ultrapassou a meta para os anos iniciais do ensino fundamental.



G1-Goiás

Sala de aula em escola estadual de Goiás — Foto: Divulgação/Seduc




Goiás teve a melhor nota do país no ensino médio da rede estadual, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, divulgado nesta quarta-feira (14). O estado registrou 4,8 pontos e ainda atingiu a meta para os anos finais do ensino fundamental e ultrapassou a meta para os anos iniciais do ensino fundamental.


O que é o Ideb?


O Ideb é o índice que mede a qualidade da educação no Brasil. Ele relaciona as taxas de aprovação escolar, ou seja, os alunos que não repetiram de ano, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


Para calcular as notas, os resultados dos testes no Saeb são padronizados em uma escala de 0 a 10. Depois, a média das duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada (anos iniciais, anos finais e ensino médio), que variam de zero a 100.


Exemplo: em uma escola com desempenho no Saeb igual a 6 e taxa de aprovação de 90%, (0,90), o Ideb é igual a 6 vezes 0,9 = 5,4.


O índice é calculado para cada escola, município e estado. Ele foi criado em 2007 e é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em anos ímpares. Além disso, o Inep definiu metas para alcançar a média dos países desenvolvidos:


  • 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental;

  • 5,5 nos anos finais do ensino fundamental

  • 5,2 no ensino médio.


Goiás


Goiás registrou 4,8 pontos no ensino médio. Apesar disso, o estado ficou abaixo da última meta do Ideb, estipulada até 2021, segundo o Ministério da Educação (MEC). Porém, esta foi a melhor nota do país no ensino médio da rede estadual. O segundo e terceiro lugar são disputados por Espírito Santo e Paraná, com 4,7.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page