top of page

Governo Federal prepara proposta de reajuste para servidores da Educação

Cerca de 61 instituições de ensino superior federais entraram em greve no país



Jornal Opção

UFG não aderiu à greve. / Foto: Divulgação




O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) deve apresentar nesta sexta-feira, 19, uma proposta de reajuste salarial para os servidores da Educação. A oferta do Governo Federal visa encerrar as recentes paralisações de professores e técnicos de universidades e institutos federais. Cerca de 61 instituições estão de greve em todo o país.


A promessa para a Educação faz parte da promessa em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez durante a sua campanha presidencial. Na época, o atual chefe de Estado garantiu que faria reajustes nos salários. Só que a situação se arrastou e causou mais insatisfação e pressão entre os servidores da área.


Com a nova proposta, existe a possibilidade de algumas instituições aceitarem as condições, como a Universidade de Brasília (UnB). Entretanto, mesmo com o Sindicato dos Servidores Técnicos-Administrativos da Universidade de Brasília (Sintfub) sinalizando que aceitaria, a greve deve continuar. As partes devem seguir em negociação.


Já na Universidade Federal de Goiás (UFG), apenas os servidores técnico-administrativos estão de greve. Os professores aguardam o posicionamento do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), que espera a proposta do MGI.


O sindicato marcou assembleias extraordinárias para discutir o tema com os docentes, com a da UFG para o dia 25 de abril. Enquanto a assembleia da Universidade Federal de Catalão (UFCat) ficou para o dia 23 de abril, o encontro da Universidade Federal de Jataí (UFJ) será no dia 30 de abril.

15 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page