top of page

Goiânia registra mais de 200 mortes em acidentes de trânsito em 2024

Das 205 mortes ocorridas em vias da capital, 174 vítimas foram homens (84,9%) e 31 mulheres (15,1%)



Jornal Opção

Acidente de carro na rua 148 no setor marista | Foto: Leoiran / Jornal Opção




Os acidentes de trânsito resultaram em 205 mortes no perímetro urbano de Goiânia em 2024. Os dados são do Painel Vida no Trânsito (PVT), divulgado nesta segunda-feira, 24, pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


O levantamento aponta que 84,9% das vítimas eram homens (174 mortes), enquanto 15,1% eram mulheres (31 mortes). Entre os grupos mais atingidos, motociclistas foram os mais vulneráveis, com 128 vítimas fatais, seguidos pelos pedestres, que somaram 47 óbitos.


Outro dado preocupante é que 48,8% das vítimas morreram no local do acidente, sem sequer terem a oportunidade de chegar a uma unidade de saúde para atendimento.


A faixa etária de 20 a 39 anos foi a mais afetada pelos acidentes fatais em 2024, com 87 mortes. Já o recorte por estado civil mostra que a maioria das vítimas é solteira ou sem informação sobre união estável, um total de 107 mortes. As vias com as maiores quantidades de acidentes fatais são a BR-153, a Avenida Perimetral Norte e a GO-070.


Ferramenta


A ferramenta pode ser acessada por toda a população e tem o objetivo de fornecer uma visão clara e interativa dos dados sobre mortes no trânsito para promover maior conscientização e embasar intervenções mais efetivas para a segurança na mobilidade urbana.


O Painel Vida no Trânsito foi criado em 2010 pelo Ministério da Saúde e foi expandido para todas as capitais com mais de 1 milhão de habitantes como política pública em 2012.


Em Goiânia, o PVT é elaborado pela SMS com dados da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Segurança Pública e Justiça (SSP), Polícias Rodoviárias Estadual e Federal e Delegacia Estadual de Investigações de Crimes de Trânsito (Dict).



 
 
 

Comentarios


bottom of page