são registrados 21 focos de incêndio por dia
Olha Goiás
O incêndio que está atingindo o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco e o Parque Estadual do João Leite, em Goiânia, já destruiu 239 hectares de vegetação, ameaçando seriamente a fauna e a flora locais.
De acordo com dados recentes do Corpo de Bombeiros, apenas em agosto, foram registrados aproximadamente 21 focos de incêndio por dia, revelando a gravidade do cenário.
Desde a última segunda-feira (12), equipes do Corpo de Bombeiros têm trabalhado arduamente para conter as chamas que continuam a se espalhar pelos parques estaduais. Até agora, agosto já registrou 324 ocorrências de incêndios florestais, um número que ultrapassa as 298 ocorrências contabilizadas em junho.
Esses dados mostram um aumento significativo na frequência dos incêndios, com o total de chamados de janeiro a agosto deste ano atingindo 1.283, um crescimento de 38,8% em relação ao mesmo período de 2023.
O aumento no número de focos de incêndio está diretamente relacionado às condições climáticas adversas, como a baixa umidade do ar e as elevadas temperaturas, típicas da época de estiagem.
O tempo seco tem dificultado as ações de combate ao fogo, que visam evitar que as chamas se alastrem para outras áreas. Mesmo com os esforços constantes para controlar o incêndio e proteger as áreas remanescentes dos parques, a situação permanece grave, exigindo uma resposta rápida e coordenada para reduzir os danos ao meio ambiente.
Comments