As câmeras estão integradas ao sistema central de inteligência do batalhão, possibilitando monitoramento em tempo real
Mais Goiás
Iniciativa da PM de Caldas Novas pode marcar o ínicio do município como "cidade inteligente" (Foto: Divulgação)
Uma parceria entre o 26º Batalhão da Polícia Militar de Goiás e o setor privado, por meio da WAM Group, resultou na instalação e integração de um sistema avançado de monitoramento, que utiliza mais de 200 câmeras para promover a segurança de moradores e turistas. A iniciativa também oferece benefícios diretos aos policiais, como acesso a áreas de lazer, consolidando Caldas Novas no conceito de “smart cities”.
Comandado pelo Major Renyson Castanheira, o 26º BPM agora conta com um robusto sistema de monitoramento fornecido pela iniciativa, que inclui acesso a cerca de 100 câmeras externas de empreendimentos da cidade.
Essas câmeras estão integradas ao sistema central de inteligência do batalhão, possibilitando monitoramento em tempo real. Além disso, a parceria prevê a instalação de outras 100 câmeras de alta resolução em pontos estratégicos da cidade, ampliando a cobertura e fortalecendo a segurança urbana.
“Essa parceria representa um avanço significativo para a segurança de Caldas Novas. Com a integração tecnológica, conseguimos ampliar nossa capacidade de monitoramento e prevenção, garantindo um ambiente mais seguro para todos”, afirmou o Major Castanheira.
A colaboração não se limita à segurança. A iniciativa também abriu as portas de parques e áreas de lazer para que os policiais possam usufruir de momentos de descanso e atividades físicas, reforçando o compromisso com o bem-estar dos agentes de segurança.
O presidente do WAM Group, Lucas Fiuza também comentou a parceria. “Valorizamos imensamente o trabalho das forças policiais. Para o WAM Group, é uma honra colaborar com esses profissionais promovendo iniciativas que impactam positivamente o turismo e a qualidade de vida em Caldas Novas”.
Além de fortalecer a segurança, a parceria projeta Caldas Novas como um destino modelo no Brasil. A união entre o setor público e a iniciativa privada cria um padrão de desenvolvimento urbano sustentável, com benefícios que vão desde a atração de turistas até a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Líderes como o Tenente-coronel Marcelo Dias de Mendonça, do 19º Comando Regional, e o Tenente-coronel Rodney Shimabuku, do 4º Batalhão Rodoviário, também estão engajados no projeto, consolidando uma rede de cooperação que promete transformar a cidade.