No sábado (23), a previsão é que temperatura em Goiânia chegue a 40°C. Capital está classificada como zona de perigo devido à baixa umidade e altas temperaturas.
G1-Goiás
Calor frita ovo e derrete pedaço de queijo, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O calor intenso que atingiu Goiás na última semana surpreendeu os moradores do estado. Em Anápolis, a 55km de Goiânia, um morador conseguiu fritar um ovo com uma frigideira e uma placa de metal exposta ao sol. Já em Goiânia, foi possível derreter uma fatia de queijo com a panela no asfalto.
Na quarta-feira (20), Goiânia registrou 38,3°C e 14% de umidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o órgão, a capital do estado está classificada como zona de perigo devido à baixa umidade e altas temperaturas. Nesta sexta-feira (22), a previsão é que a capital registre até 36ºC e Anápolis até 34ºC.
Segundo Elizabeth Alves, do Inmet, quando a temperatura se eleva 5 graus acima do que é considerado normal por mais de 5 dias, é emitido um alerta, colocando em atenção os públicos vulneráveis, como crianças e idosos.
Com a onda de calor no país, Goiás está entre os nove estados com alerta de grande perigo, que é válido até próximo domingo (24). O alerta vermelho é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional.
Ainda segundo o Inmet, um novo recorde de temperatura para a capital neste ano pode ser registrado no próximo sábado (23), quando os termômetros devem registrar 40°C.
Comments