top of page

Botafogo tenta primeira vitória contra times gaúchos na Copa do Brasil contra o Ypiranga

Globo Esporte



O Botafogo começa a caminhada na terceira fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira, quando vai a Erechim enfrentar o Ypiranga-RS no jogo de ida, às 21h30 (de Brasília). O confronto com a equipe gaúcha representará a oportunidade de um feito inédito: o Glorioso nunca venceu uma equipe gaúcha na competição, de acordo com os dados do Espião Estatístico.

Ao todo, o Alvinegro fez sete jogos contra times do Rio Grande do Sul pelo torneio, com cinco empates e duas derrotas. Em quatro eliminatórias, classificou duas vezes e sofreu duas eliminações, ambas para o Juventude.

O primeiro encontro com times gaúchos foi também o mais traumático: final da Copa do Brasil de 1999. Depois de perder a primeira partida fora de casa por 2 a 1, a torcida alvinegra lotou o Maracanã em busca da virada. Foram mais de 100 mil torcedores, a última vez que o estádio recebeu tamanho público.

Apesar disso, o Botafogo não conseguiu furar a defesa adversária, empatou em 0 a 0 e ficou com o vice-campeonato (veja no vídeo acima). Foi a única vez que o clube chegou à decisão do torneio.


Gol fora garante


No ano seguinte, em 2000, novo encontro com um time do sul, dessa vez o Internacional, e o Glorioso levou a melhor. Primeiro um empate por 2 a 2 na primeira partida no Beira-Rio, gols de Zé Carlos e Sérgio Manoel. Na volta, no Maracanã, nova igualdade, dessa vez em 1 a 1, que garantiu a classificação alvinegra nos critérios de desempate pelos gols marcados fora de casa.


Novo encontro


Foram 19 anos sem encarar times do Rio Grande do Sul na competição até que o Botafogo se viu novamente frente à frente com o Juventude, em 2019, na terceira fase do torneio. Mais uma vez, o resultado não foi o que se esperava.

Depois de empatar por 1 a 1 no Nilton Santos, a equipe, então treinada por Zé Ricardo, foi até o Alfredo Jaconi para evitar uma eliminação precoce para um time que disputava a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu.

Com gol de Braian Rodriguez e Dalberto, o Ju venceu por 2 a 1, Cícero descontou, e mais uma vez tirou o Alvinegro da Copa do Brasil. O treinador foi demitido após a eliminação.


Regulamento embaixo do braço


O último encontro com gaúchos aconteceu na primeira fase do torneio de 2020. Em jogo único, o Botafogo conseguiu a classificação ao empatar em 1 a 1 com o Caxias, grande rival do Juventude, com gol de Pedro Raul.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page