Espanhóis faturam premiação coletiva no futebol masculino. Delegação decidiu não ir à cerimônia em protesto contra resultado do prêmio de melhor jogador
GE
Mesmo sem representantes na Bola de Ouro, Real Madrid leva prêmio de melhor time do mundo — Foto: AFP
O Real Madrid foi eleito o clube do ano no futebol masculino na cerimônia da Bola de Ouro de 2024. Campeã da Champions League, do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha, a equipe foi escolhida na premiação coletiva - o que gerou uma cena curiosa durante o evento: o troféu não foi recebido por nenhum representante no palco. O Barcelona, eleito clube do ano no futebol feminino, recebeu o troféu com o presidente Joan Laporta, instantes antes.
O Real Madrid optou por não enviar sua delegação para a cerimônia em Paris como uma forma de protesto contra o resultado do prêmio de melhor jogador do mundo. O clube foi informado horas antes da premiação que o vencedor foi Rodri, do Manchester City, e não Vinicius Junior, cotado como favorito. Assim, desistiu de enviar uma comitiva que contaria com 50 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes.
- Se os critérios de premiação não designam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam designar Carvajal como vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro da UEFA não respeita o Real Madrid - disse o clube em nota oficial.
O mesmo júri da Bola de Ouro Masculina e Feminina também foi responsável por definir o Clube do Ano. Cada jurado selecionou um clube de uma lista de indicados. A equipe mais mencionada levou a premiação. Em caso de empate, faturaria o troféu quem tivesse mais atletas indicados na lista da Bola de Ouro.
A Bola de Ouro foi criada pela revista France Football em 1956 e se tornou o prêmio de maior prestígio do planeta ao longo dos anos, elegendo o melhor jogador do mundo. Na década de 1990, a Fifa decidiu criar seu prêmio oficial e rivalizou com o troféu até 2010, quando realizou uma parceria com a revista. Entre 2010 e 2015, a Bola de Ouro foi entregue como premiação oficial da Fifa para o melhor jogador de futebol do planeta.
A parceria terminou, e a Fifa resolveu criar o troféu The Best a partir de 2016. Desde então, os dois prêmios vêm dividindo as atenções do mundo do futebol como troféus relevantes, como diferentes critérios e formas de votação. Lionel Messi faturou as duas últimas edições dos prêmios, dadas com base em diferentes períodos de avaliação.
Commentaires