De autoria do deputado Eduardo Prado, a matéria visa garantir que os animais sejam registrados na Coordenação Estadual de Zoonoses ou em estabelecimentos veterinários credenciados
Mais Goiás
(Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil)
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda e definitiva votação projeto que regulamenta a posse responsável de cães e gatos no Estado. Para se tornar lei, o texto agora depende de sanção do governador.
De autoria do deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL), a matéria visa garantir que os pets sejam registrados na Coordenação Estadual de Zoonoses ou em estabelecimentos veterinários devidamente credenciados pelo órgão. De acordo com o parlamentar, a “posse responsável” assegura que vacinações, combate a verminoses e consultas regulares ao veterinário ocorram de fato.
Defensor da causa animal, Prado cita que muitos adquirem um animal, mas não avaliam se têm condição ou não de criá-lo. “Desta forma, o abandono de cães e gatos não é o único problema a ser encarado. Com a grande quantidade de animais nas ruas, o número de doenças transmitidas, denominadas zoonoses, também aumenta, tornando um problema de saúde pública”, argumenta.
Desta forma, ele defende a necessidade de precauções como vacinação, combate de verminose e consultas periódicas ao veterinário. “Mesmo que o animal não apresente nenhum sinal ou sintoma”, reforça.
Comments