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ANTT aprova plano de concessão para BR-060 e 364 em Goiás

Projeto prevê investimentos de R$ 6,8 bilhões e melhorias significativas em rota do agronegócio


Olha Goiás



A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu mais um passo importante na concessão das rodovias BR-060 e 364 em Goiás e BR-364 em Mato Grosso. A Diretoria Colegiada da ANTT aprovou a minuta do Plano de Outorga para a concessão dessas rodovias. Agora, os documentos serão encaminhados para o Ministério dos Transportes (MT) e, posteriormente, para o Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que o leilão ocorra no primeiro trimestre de 2025.


Com investimentos estimados em R$ 6,8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, o projeto visa melhorar a infraestrutura de uma rota para o agronegócio no Brasil. O diretor da ANTT, Lucas Asfor, ressaltou a importância do plano para a economia do país:


"A principal característica da demanda dessas rodovias é o escoamento agrícola do Centro-Oeste. Os investimentos previstos, portanto, contribuirão não somente para o aumento da capacidade e da segurança das rodovias, mas também para o desenvolvimento econômico da Região".


A concessão abrange uma extensão total de 490,065 km, com uma série de obras previstas. Entre as melhorias, estão a duplicação de mais de 45 km de pistas, a implementação de 179,6 km de faixas adicionais, 13,5 km de vias marginais, 11 travessias em nível, 23 acessos, 30 pontos de parada para ônibus, 4 passarelas, 21 passagens de fauna e 3 caixas para contenção de materiais perigosos.


O projeto detalha a extensão das rodovias envolvidas. Na BR-060, inclui o trecho entre o entroncamento com o Contorno de Rio Verde/GO e a entrada da BR-364 (Contorno de Jataí/GO). Na BR-364/GO, abrange da BR-060/GO até a Divisa GO/MT (Santa Rita do Araguaia).


Continuando na BR-364/MT, cobre da divisa GO/MT (Alto do Araguaia) até a entrada da BR-163 (Rondonópolis). Também está incluído o Contorno do Araguaia, que liga a BR-364/GO à entrada da BR-364/MT, nos municípios de Santa Rita do Araguaia (GO) e Alto do Araguaia (MT).


Além desse projeto, a ANTT está avançando com outros projetos de concessão. Atualmente, dois projetos estão sendo ajustados após análise do TCU: a Rota do Zebu, que compreende 438,9 km da BR-262/MG, entre Uberaba e Betim, e a Rota Sertaneja, que cobre a extensão da BR-153/GO/MG, entre Goiânia (GO) e Uberaba (MG). Os editais desses projetos devem ser lançados no segundo semestre deste ano.


Leilões já marcados incluem o da BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, previsto para 29 de agosto, e a Rota dos Cristais, na BR-040, entre Belo Horizonte e Cristalina, programado para 26 de setembro. Recentemente, no dia 5 de junho, a ANTT encaminhou ao TCU os documentos para a relicitação da BR-040/495/MG/RJ, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro.

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