Menor, de 16 anos, teria enviado a localização de casa para os outros suspeitos, que foram presos. Mecânico Gilmar Rodrigues de Farias morreu após levar uma facada na perna dentro de casa.
G1-Goiás
Casa do mecânico Gilmar Rodrigues de Farias após ele levar facada durante assalto planejado, em Jataí, Goiás — Foto: Reprodução/Polícia Militar
A Polícia Civil cumpriu um mandado de internação contra uma adolescente de 16 anos que é suspeita de envolvimento no latrocínio do próprio padrasto, em Jataí, na região sudoeste de Goiás. Segundo a PC, o mecânico Gilmar Rodrigues de Farias morreu após levar uma facada durante um assalto dentro de casa que a menina teria ajudado a planejar. Outros três suspeitos do crime foram presos e um menor é considerado foragido.
O cumprimento do mandado de internação provisória foi cumprido pela Polícia Civil na manhã de sexta-feira (9). O documento foi expedido pela Vara da Infância e Juventude contra a adolescente. Já o crime foi em 19 de outubro, no Setor Conjunto Residencial Nossa Senhora de Fátima, em Jataí.
Crime
Na época, a Polícia Militar relatou que a menor contou que o namorado dela, que está preso, tinha perguntado se na casa dela tinha dinheiro e armas. Após ela dizer que sim, ele ligou para ela, minutos antes do roubo, contando que o assalto iria acontecer.
Ainda conforme a PM, logo após a ligação, dois jovens invadiram a casa da família e começaram a agredir e a ameaçar o padrasto, pedindo dinheiro e arma. O homem foi rendido pelos assaltantes, que deram uma facada na perna dele. Os suspeitos roubaram dois celulares, três armas, obrigaram a família a fazer um Pix de R$ 450 e fugiram.
Após isso, o padrasto foi socorrido, encaminhado para uma unidade de saúde, teve alta e voltou para casa. Apesar disso, ele passou mal e foi levado novamente ao hospital, onde teve uma parada cardíaca e morreu.
A adolescente foi ouvida pela Polícia Civil, mas, na época, não ficou apreendida. De acordo com a corporação, a equipe não conseguiu informações suficientes para comprovar a participação dela no crime, com exceção do fato de que ela sabia que o roubo aconteceria.
Investigação e prisões
Durante as investigações, a Polícia Civil descobriu que o crime foi arquitetado por Bruno Gomes Pamplona, de 26 anos, que está preso em Jataí, e que contou com a ajuda de seu companheiro de cela, Jose Douglas do Nascimento, de 21 anos.
Jose teria contratado outros dois suspeitos do crime, identificados como Jonata Ricardo de Souza Alves, de 20 anos, e um menor de 17 anos, que vivem em Montividiu, para praticarem o assalto. Eles tiveram a prisão preventiva decretada e cumprida no dia 23 de novembro, com exceção do menor de 17 anos, que está foragido.
Além disso, a investigação também conseguiu apurar o envolvimento da própria enteada da vítima, de16 anos, que é namorada de Bruno e que teria ajudado na ação delitiva enviando a localização da casa para os outros suspeitos.
Bruno e Jose Douglas, que já estavam presos, também tiveram suas prisões preventivas decretadas e cumpridas no dia 1º de dezembro deste ano.
Em relação à enteada e ao outro menor, que foi contratado para o crime, a polícia informou que o caso deles será levado ao Ministério Público e à Vara da Infância de Juventude de Jataí, a quem caberá decidir sobre a responsabilização pelos atos infracionais e internação dos menores.
A medida de internação foi pedida pela própria Polícia Civil, assim que finalizou a investigação. A adolescente deverá ficar em um centro de internação em Goiânia, onde ficará à disposição da Justiça.
Comments