O litro do óleo diesel já custa mais do que o da gasolina e do etanol em postos de combustíveis e supera até mesmo o valor cobrado na gasolina aditivada em alguns locais, algo inédito segundo o Sincopetro (sindicato representante dos postos). A reportagem encontrou exemplos na cidade de São Paulo e na internet também há relatos de outros estados.
A situação é um reflexo direto do último aumento anunciado pela Petrobras, no dia 17, que reajustou em 5,2% o preço da gasolina nas refinarias e em 14,2% o valor do diesel. Na ocasião, a estatal alegou que o mercado de petróleo passa por uma mudança estrutural e que é necessário buscar convergência com os preços internacionais.
A disparada do preço do diesel reflete aperto no mercado internacional do combustível, diante da redução da oferta russa e do aumento do consumo para geração de energia em países afetados por cortes no fornecimento de gás da Rússia.
O preço do diesel nas refinarias é historicamente mais alto do que o da gasolina, mas a diferença na carga tributária fazia com que o consumidor brasileiro pagasse menos por este último.
Na primeira semana de junho, segundo a Petrobras, cada litro de gasolina vendido nos postos tinha R$ 2,44 em impostos federais e estaduais. No diesel, eram R$ 0,82 – neste caso há hoje apenas impostos estaduais, já que o governo federal zerou a sua parcela.
As restrições na oferta de diesel preocupam o mercado de combustíveis no país, que vê riscos de falta de produto no início do segundo semestre, principalmente se a temporada de furacões forçar a paralisação de refinarias nos Estados Unidos.
Reação de internautas nas redes sociais Internautas se manifestaram nas redes sociais nos últimos dias indignados com o preço do óleo diesel sendo vendido mais caro do que a gasolina.