Wed, 21 de Apr de 2021

Programa de combate a violência contra a mulher é lançado em Goiás

Plataforma Todos por Elas com conta com vídeos e conteúdos interativos que visam conscientizar da importância do combate à violência de gênero

07/04/2021 14h14
O Popular

O programa Todos por Elas, plataforma educativa on-line que visa conscientizar sobre a violência contra a mulher, foi lançado na manhã desta quarta-feira (7), na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), em Goiânia. A plataforma conta com vídeos e conteúdos interativos que visam conscientizar a população a respeito da importância do combate à violência de gênero.

Participaram do lançamento o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama, Gracinha Caiado, o presidente da Acieg, Rubens Filete, além de representantes municipais, estaduais e autoridades. A ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Sandra Regina Teodoro Reis, marcaram presença de forma remota.

Os funcionários das empresas que optarem por participar do programa, assim que tiverem concluído o curso, receberão certificados com o selo de aliada no combate ao feminicídio. A iniciativa da Acieg conta com o apoio da Universidade Alves de Farias (UniAlfa) e da empresa Quântico.

Em sua fala, a ministra Damares disse que o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres e demonstrou preocupação com esse período de pandemia. Para a ministra, a violência contra a mulher engloba todos e exemplificou a situação ao falar que muitas crianças, logo após os pais serem presos por terem matado as mães, passam a serem cuidados pela família materna que aos poucos vai impedindo o convívio com os familiares paternos. Damares lembrou ainda que uma operação realizada neste ano em todo o país prendeu 10.300 mil agressores de mulheres.

A desembargadora Sandra Regina destacou a importância das parcerias entre os setores e o desejo de ver cada vez menos notícias relacionadas ao tema. A magistrada também falou sobre a pandemia do coronavírus (Sars-CoV-2) e como esse período tem agravado a situação. Por fim pediu que todos se vacinem.
Presidente da Acieg, Rubens Filete ao iniciar sua fala, lamentou a morte do advogado e consultor jurídico da Associação, José Costa Neto, de 65 anos, por complicações da Covid-19 na manhã desta terça-feira (6). O profissional atuou por quase três décadas na Acieg e deixa um filho.

Filete pontuou que o programa Todos por Elas teve início no final de 2020 e tem como foco todos os colabores das empresas. O empresário reforçou ainda que todos os associados, não associados e poder público podem acessar a plataforma e assistir ao material disponibilizado.

A pandemia do coronavírus foi lembrada em vários momentos. Gracinha Caiado afirmou que a situação tem deixado sequelas por onde passa e afetou os mais vulneráveis, mulheres, quilombolas, indígenas e outros. Ela destacou que o programa Todos por Elas vem para somar ao trabalho já realizado pelo Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher, lançado no final de 2019.

O governador Ronaldo Caiado afirmou que é inexplicável o comportamento de qualquer pessoa que acha que pode agredir, violentar e matar uma mulher. O democrata recordou ainda a prisão de um homem suspeito de ter praticado 24 estupros em Goiás.

Em relação à pandemia, Caiado pediu à população que não desista. “Sinto um pouco que todos estão cansados, e é verdade, mas quando cada um pensar que está difícil imagine os colegas e toda a equipe da área da saúde enfrentando a um ano de dois meses plantões sucessivos com milhares e milhares de pacientes e eles lutando.”

O Democrata falou ainda sobre os decretos assinados para evitar a contaminação pelo coronavírus e a reação dos comerciantes e industriários. “O governador não é, de maneira nenhuma, contrário a todas as ações que são de produzir emprego e gerar riqueza.”

Por fim, Caiado mais uma vez pediu a população que vá até os postos de saúde e tomem a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.
 

Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
TOP 10
Confira as 10 mais tocadas dessa semana
áudios
Jornal do Meio Dia - 20.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 19.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 16.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 15.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 14.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 13.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 12.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 09.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 08.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 08.04.2021
Deputado federal José Mario quer expandir batalhão rural para todo o Brasil
Jornal do Meio Dia - 07.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 06.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 01.04.2021
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 31.03.2021
Alexandre Garcia
Anterior Proximo