O corpo do ex-governador de Goiás e prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), foi enterrado no fim da manhã desta quinta-feira (14) no Cemitério São Miguel, em Jataí, cidade natal do político. Ele morreu na madrugada do dia anterior, aos 71 anos, em um hospital de São Paulo, onde lutava contra uma infecção pulmonar, em decorrência da Covid-19, do qual já havia se recuperado.
O enterro estava marcada para acontecer às 9h, mas acabou atrasando devido a chuva que caiu em Goiânia e Jataí, dificultando a saída de autoridades da capital.
Familiares, amigos e pessoas que o admiravam puderam se despedir dele em velório drive-thru no Palácio das Esmeraldas, na capital, durante cortejo por Aparecida de Goiânia - onde foi prefeito por dois mandatos - e no Ginásio de Esportes Vilelão, em Jataí.
A despedida de Maguito na cidade natal começou por volta da 1h desta madrugada. Vídeo mostra que equipe do Corpo de Bombeiros levou o corpo até o centro do Ginásio, que foi recebido com aplausos por quem já estava no local aguardando para se despedir.
Despedidas
Maguito recebeu homenagens e mensagens emocionantes de despedida por parte dos familiares e pessoas que o acompanharam na carreira política. Filho que o seguiu na vida pública, Daniel Vilela disse que o pai deixa um grande legado como pessoa e como homem público.
Dezenas de coroas de flores enfeitaram o salão do Ginásio de Esportes, também em homenagem a Maguito. No local, foi feito um corredor com fotos dele no início da carreira política e com camisetas e bandeiras dos times de futebol que ele acompanhava - entre eles, o Jataiense, onde o político jogou.
Sobrinho de Maguito, Leandro Vilela se emocionou durante o velório ao dizer que o tio foi um exemplo de pessoa e será muito lembrado por tudo que deixou.
"O principal legado que ele deixa para todos nós é de gostar de ser humano, de ser um ser humano maravilhoso, de cuidar das pessoas. Maguito sempre foi atencioso com as pessoas e cumpriu a missão dele de fazer uma gestão, de ser eficiente, de ser técnico, mas ao mesmo tempo de ser muito humano, de cuidar das pessoas", disse.
Às 9h40 o corpo de Maguito foi levado do Ginásio em cortejo pela cidade de Jataí sobre um caminhão do Corpo de Bombeiros. Vários veículos acompanharam o trajeto até o Cemitério, onde o corpo chegou cerca de uma hora depois.