Tue, 11 de Aug de 2020

Governo de Goiás não é alvo de ação contra fraudes em compra de testes

Esclarecimento foi feito em nota oficial. Empresas em Goiânia e Formosa são investigadas por irregularidades na venda de testes à Saúde do DF. Operação Falso Negativo foi deflagrada nesta quinta-feira (2)

02/07/2020 14h37
O Dia Online

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (2/7), pelo Ministério Público e a Polícia Civil do Distrito Federal, a Operação Falso Negativo, para apurar irregularidades na compra de testes para a covid-19 pelo governo do DF. Além da capital federal, são cumpridos mandados de busca e apreensão em Goiás, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. No entanto, o Governo de Goiás não é alvo da ação.

Por nota, gestão estadual explica que o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MP Goiás contribui para o cumprimento de mandado de busca e apreensão em laboratórios localizados em Goiânia e Formosa.

Além disso, o governo de Goiás reforça que “em momento algum houve compra de testes rápidos por parte da Secretaria de Estado da Saúde, que detectou baixa qualidade dos testes enviados inicialmente para amostras, além do que recebeu 225 mil destes testes comprados pelo Ministério da Saúde.”

Leia na íntegra:

O Governo de Goiás informa que não é alvo da operação Falso Negativo que está sendo realizada na manhã desta quinta-feira (2/7) pela Polícia Civil do Distrito Federal, e que conta com apoio do Gaeco do Ministério Público de Goiás na realização de cumprimento de mandado de busca e apreensão em laboratórios localizados em Goiânia e Formosa.

Desde o início da Pandemia no Estado, em momento algum houve compra de testes rápidos por parte da Secretaria de Estado da Saúde, que detectou baixa qualidade dos testes enviados inicialmente para amostras, além do que recebeu 225 mil destes testes comprados pelo Ministério da Saúde.

Ressalte-se que, prezando pela transparência de suas compras, a SES criou o Comitê Intersecretarial, que é formado por representantes da própria Secretaria da Saúde, da Controladoria-Geral do Estado (CGE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), da Goinfra, e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que cuida da lisura de todos os processos.

Operação contra fraude na compra de testes para covid-19

De acordo com as investigações dos órgãos do DF, existem fortes indícios de superfaturamento na compra dos testes e ainda evidência de que as marcas compradas “seriam imprestáveis para a detecção eficiente do novo coronavírus ou de baixa qualidade na detecção” do novo coronavírus.

A Operação Falso Negativo, segundo o MP-DFT, mira em contratos que ultrapassam R$ 73 milhões e foram fechados por meio de dispensa de licitação. Ao todo, são cumpridos 74 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual.

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 11.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 11.08.2020
Diretoria do Mineiros Esporte Clube (MEC) descarta participação no Campeonato Goiano da Terceira Divisão neste ano
Jornal do Meio Dia - 10.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 10.08.2020
Após Ação Civil Pública, Famp comunica a suspensão do retorno das aulas presenciais
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Faeg entra com ação direta de inconstitucionalidade em prol do produtor rural
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Após impasse entre Obras Sociais da Diocese de Jataí e a Prefeitura de Mineiros, funcionários das creches filantrópicas recebem salários atrasados hoje
Jornal do Meio Dia - 06.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.08.2020
Projeto do Executivo Municipal que altera regras do MineirosPrev deve ser votado na próxima terça-feira
Jornal do Meio Dia - 04.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 04.08.2020
Colheita da segunda safra de milho em Mineiros já atinge 80%, diz diretor do Sindicato Rural de Mineiros
Jornal do Meio Dia - 30.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 30.06.2020
Rede municipal de ensino de Mineiros obtém bom desempenho em estudo que mapeia boas práticas de redes no ensino fundamental
Jornal do Meio Dia - 29.06.2020
Alexandre Garcia
Anterior Proximo