Tue, 11 de Aug de 2020

Mais 18 cidades goianas decidem aderir ao isolamento 14×14

Medida foi discutida e acatada em conjunto entre os municípios da região Sudoeste. Inaciolândia, no Sul, e Hidrolândia, na região metropolitana de Goiânia, também decidiram integra o movimento

02/07/2020 14h11
Mais Goiás

Prefeituras de ao menos 18 cidades na região Sudoeste de Goiás decidiram acatar as recomendações do Governo Estadual e vão aderir o isolamento 14×14, em que o comércio fica fechado por 14 dias e aberto pelo mesmo período na sequência. Decisão foi acertada após reuniões entre os gestores municipais da região e tem como objetivo aumentar o isolamento social nos municípios e evitar a propagação do novo coronavírus.

As cidades que decidiram aderir ao isolamento proposto pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) são: Santa Helena, Montividiu, São Simão, Cachoeira Alta, Mineiros, Paraúna, Chapadão do Céu, Turvelândia, Itajá, Acreúna, Porteirão, Jataí, Maurilândia, Paranaiguara, Serranópolis, Portelândia, Santo Antônio da Barra e Quirinópolis.

Os municípios de Inaciolândia – no Sul do Estado – e Hidrolândia, na região Metropolitana de Goiânia, também participaram da reunião e decidiram aderir às novas normas estaduais.

O prefeito de Santa Helena, João Alberto (PRP), informou ao Mais Goiás que a cidade já está com o decreto de isolamento 14×14 em vigência. Ele observa que o comércio local tem acatado a determinação. “Hoje quase não vimos pessoas nas ruas. Isso significa que as pessoas estão colaborando e nosso objetivo inicial foi cumprido”, afirmou o gestor que também explicou que os demais municípios que participaram da reunião devem iniciar as novas regras na próxima segunda-feira (8).

Fluxo entre cidades

João Alberto ressaltou que a medida foi discutida e acatada em conjunto entre os municípios da Região Sudoeste, visto que há um fluxo grande de pessoas entre as cidades. Segundo ele, medidas desiguais ficariam desconexas e causariam dúvidas à população.

“Não dá para você colocar uma barreira sanitária ou proibir o comércio de uma única cidade. São municípios muito próximos. Você proíbe em uma cidade e a população vai para o local ao lado onde permanece tudo aberto e acaba ocorrendo o leva e traz do vírus”, comentou.

O prefeito destacou que a decisão foi baseada em estudos científicos e pretender resguardar vidas. “Não estamos amarrando o comércio. É um esforço necessário e as atividades comerciais vão poder funcionar mais de 50% do mês. Sem contar que o outro período poderão ser feita entregas. Se cada um fizer sua parte podemos ser a primeira região de Goiás a eliminar o vírus”, disse.

Ainda de acordo com gestor, o município de Santa Helena realiza o rastreamento dos casos e, até o momento, grande parte das contaminações não teve relação com o comércio. Apesar disso, ele ressalta que as atividades comerciais em funcionamento acabam gerando aglomeração nas ruas. “Então esse fechamento por 14 dias é uma forma de reforçar o isolamento e fazer com que as pessoas saiam das ruas”.

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 11.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 11.08.2020
Diretoria do Mineiros Esporte Clube (MEC) descarta participação no Campeonato Goiano da Terceira Divisão neste ano
Jornal do Meio Dia - 10.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 10.08.2020
Após Ação Civil Pública, Famp comunica a suspensão do retorno das aulas presenciais
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Faeg entra com ação direta de inconstitucionalidade em prol do produtor rural
Jornal do Meio Dia - 07.08.2020
Após impasse entre Obras Sociais da Diocese de Jataí e a Prefeitura de Mineiros, funcionários das creches filantrópicas recebem salários atrasados hoje
Jornal do Meio Dia - 06.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.08.2020
Projeto do Executivo Municipal que altera regras do MineirosPrev deve ser votado na próxima terça-feira
Jornal do Meio Dia - 04.08.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 04.08.2020
Colheita da segunda safra de milho em Mineiros já atinge 80%, diz diretor do Sindicato Rural de Mineiros
Jornal do Meio Dia - 30.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 30.06.2020
Rede municipal de ensino de Mineiros obtém bom desempenho em estudo que mapeia boas práticas de redes no ensino fundamental
Jornal do Meio Dia - 29.06.2020
Alexandre Garcia
Anterior Proximo