Wed, 03 de Jun de 2020

Bonner denuncia que CPF de filho foi usado em fraude no auxílio emergencial

22/05/2020 08h13
IstoÉ
Foto - Divulgação

O jornalista William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, quebrou seu silêncio no Twitter para denunciar que estelionatários têm usado o CPF do filho para realizar fraudes. Segundo Bonner, recentemente, os criminosos usaram os dados para pedir o auxílio emergencial do governo.

Nas postagens, Bonner explica que os dados do filho foram usados para “a abertura de empresas ou a contratação de serviços de TV por assinatura, entre outras”. “Constituí advogados para encerrar todas as falcatruas, devidamente denunciadas à polícia, com queixas registradas em boletins de ocorrência”, escreveu o apresentador do JN.

Na sequência Bonner faz críticas à burocracia do caso e, em seguida, afirma que os estelionatários recentemente pediram o auxílio emergencial com os dados do filho. “Meu filho não pediu auxílio nenhum, não autorizou ninguém a fazer isso por ele. Mais uma fraude, obviamente”, afirma.

A repetição de fraudes chegou ao ponto de tornar recomendável uma troca do CPF. Mas, no Brasil, a vítima de golpes dessa natureza precisa passar por uma longa provação, em que tempo e dinheiro se esvaem no desenrolar do processo burocrático.

“Mas, desta vez, o que vem à tona é ainda mais grave. Pelos critérios do programa de auxílio emergencial, alguém nas condições sócio-econômicas do meu filho não tem direito aos 600 reais da ajuda”, relatou o jornalista.

Segundo Bonner, o sistema do governo deveria ter negado o pedido, no entanto, ao consultar o site do Dataprev, a família conferiu que o pedido de auxílio feito por um fraudador foi aprovado.

“O fraudador provavelmente indicou que não tinha conta bancária e abriu a conta específica da Caixa – a que, obviamente, meu filho não tem acesso. Portanto, sequer sabemos se o dinheiro foi depositado e se foi sacado”, relata.

Na terça, dia 19, fui informado de que o jornal Meia Hora tinha obtido documentos do suposto registro de meu filho no programa de auxílio emergencial do governo. Meu filho não pediu auxílio nenhum, não autorizou ninguém a fazer isso por ele. Mais uma fraude, obviamente.

Logo em seguida, Bonner afirma que uma reportagem do O Globo aponta que a Dataprev “não verificou na Receita se os CPFs, embora pertencentes a pessoas sem renda própria, eram de dependentes de cidadãos com renda (como filhos, filhas, parceiros, parceiras)”.

“Quantos entre esses foram vítimas de fraudadores, como aconteceu com meu filho? Quantos entre esses realmente fraudaram o programa? Meu filho não fraudou, é vítima e pode provar”, afirma o jornalista.

Ainda de acordo com o apresentador do JN, uma nova queixa-crime sobre o caso foi aberta e ele espera rápida apuração do caso. “De nossa parte, apresentaremos nova queixa-crime. Da parte dos gestores do auxílio emergencial, esperamos apuração rápida da fraude, para que se resguardem o patrimônio público e a confiança dos cidadãos nos mecanismos de controle desse programa.”

“E para que o controle eficaz do programa não prejudique ainda mais aqueles cidadãos que realmente precisam do auxílio neste momento tão doloroso”, concluiu o jornalista.


A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 02.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 01.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 29.05.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 29.05.2020
Paróquia São Bento de Mineiros realiza Live Solidária hoje
Jornal do Meio Dia - 27.05.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 27.05.2020
Prefeitura de Mineiros comunica volta às aulas no dia 3 de junho no formato não presencial
Jornal do Meio Dia - 26.05.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 26.05.2020
Por meio de projeto solidário, grupo de jovens do Cedro entrega marmitas para famílias carentes
Jornal do Meio Dia - 25.05.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 23.05.2020
Prefeitura de Mineiros realizará audiência pública online para discutir o orçamento municipal 2021
Jornal do Meio Dia - 22.05.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 22.05.2020
Subsecretaria Estadual de Educação de Mineiros se posiciona sobre adiamento do Enem 2020
Jornal do Meio Dia - 22.05.2020
Paróquia São Bento realiza live solidária no próximo dia 29 de maio.
Jornal do Meio Dia - 21.05.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 21.05.2020
Cerca de 500 produtores ainda não entregaram a declaração de vacinação contra a Febre Aftosa em Mineiros
Anterior Proximo