Sat, 04 de Jul de 2020

COI assina acordo com OMS, e Bach diz que Olimpíadas precisam acontecer

Dirigente esteve com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, neste sábado, na Suíça. Ponto central do documento é o esporte como ferramenta para salvar vidas

16/05/2020 15h32
Globo Esporte

Em um movimento histórico no meio de uma pandemia, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, assinaram um memorando de entendimento entre as duas entidades neste sábado em Genebra, na Suíça. A ideia por trás desse documento é que o esporte e a atividade física são essenciais para manter a sociedade saudável e de que eles salvam vidas.

Para ambas as entidades, essas são "ferramentas eficazes e de baixo custo" para a prevenção de doenças. Questionado por jornalistas sobre a realização das Olimpíadas de Tóquio em 2021 em meio à incerteza mundial sobre o futuro diante da proliferação do novo coronavírus, ele ressaltou que o evento precisa acontecer em um ambiente saudável e que o memorando de entendimento servirá como guia para que o COI e a OMS se adaptem diante dos cenários.

- Estabelecemos no COI um princípio de que os Jogos precisam ser organizados num ambiente saudável para todos. É uma força conjunta que inclui a OMS e que começou em fevereiro deste ano. Levamos os conselhos da OMS em consideração para tomar nosso adiamento. Eu acho que, há um ano e dois meses para os Jogos, é cedo para começar a especulação dos diferentes cenários e o que podemos precisar para garantir esse ambiente saudável para todos os participantes, por isso que estamos aqui trabalhando juntos e levantando essa questão diariamente, nos adaptando - disse Bach, também elogiando os esforços da OMS em um momento tão difícil da humanidade.

Voltando ao documento, Bach falou sobre a importância do esporte para a prevenção de doenças:

- Podemos ver que pessoas saudáveis e com estilos de vida ativos têm muito mais chances no combate ao vírus e, por isso, estamos prontos para continuar a dar nossa contribuição contra a crise do Covid-19 através da prática esportiva e do chamado para uma sociedade mais ativa - comentou Thomas Bach, presidente do COI.

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 30.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 30.06.2020
Rede municipal de ensino de Mineiros obtém bom desempenho em estudo que mapeia boas práticas de redes no ensino fundamental
Jornal do Meio Dia - 29.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 29.06.2020
Vazio sanitário da soja em Goiás começa nesta quarta-feira (1º)
Jornal do Meio Dia - 26.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 26.06.2020
CDL de Mineiros intensifica campanha de conscientização sobre os cuidados durante a pandemia do Coronavírus
Jornal do Meio Dia - 25.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 24.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 24.06.2020
Deputado Federal José Mário Schereiner participa da Cerimônia de Lançamento do Plano Safra
Jornal do Meio Dia - 23.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 22.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 19.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 18.06.2020
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 18.06.2020
Mineiros possui dois casos confirmados de óbitos por Covid 19, e um terceiro em investigação
Jornal do Meio Dia - 17.06.2020
Alexandre Garcia
Anterior Proximo