Tue, 22 de Oct de 2019

Ministério da Saúde repassa apenas 45% das doses de vacina pentavalente para Goiás

Depois de quase três meses desde o último envio, o Ministério da Saúde (MS) repassou 12 mil doses de vacina pentavalente para Goiás.

08/10/2019 15h16
O Popular

Depois de quase três meses desde o último envio, o Ministério da Saúde (MS) repassou 12 mil doses de vacina pentavalente para Goiás. O número representa apenas 45% da cota de rotina do Estado, ou seja, é inferior à média de consumo mensal que atualmente é de 27 mil doses. A vacina é oferecida gratuitamente pela rede pública de Saúde, faz parte do Calendário Nacional de Imunização e é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida. A pentavalente previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e infecções causadas pela bactéria HiB (Haemóphilus influenzae tipo B).

Desde janeiro, o total enviado pelo Ministério da Saúde deveria ser de 300 mil doses. Isso porque, apesar de o consumo mensal ser de aproximadamente 27 mil, são enviadas 30 mil como margem de segurança. De janeiro a outubro, apenas 145.695 mil unidades foram encaminhadas ao Estado de Goiás. O último repasse havia sido feito em julho e até o início deste mês de outubro, os estoques estavam zerados.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reforça que a responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações, que trata da vacinação dos cidadãos, é compartilhada entre o Governo Federal (por meio do Ministério da Saúde), os Estados e os Municípios, por meio das respectivas Secretarias de Saúde. “Os Estados, ao receberem as doses do Ministério da Saúde, se encarregam de distribuir proporcionalmente as vacinas pelos municípios. Por fim, as prefeituras se encarregam de vacinar a população nos postos de saúde. O objetivo é uma atuação conjunta para que a população fique protegida contra doenças”, pontuou a SES-GO.
De acordo com a pasta, as doses foram distribuídas para as 18 Regionais de Saúde para redistribuição aos municípios. “A orientação é realizar a busca ativa das crianças não vacinadas”, explica a secretaria. Em Goiânia, 2.600 doses foram repassadas aos Cais, Ciams e Centro Municipal de Vacinação.

Procurado, o Ministério da Saúde informou que a vacina pentavalente, adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foi reprovada em teste de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por este motivo, as compras com o antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited, foram interrompidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que pré-qualifica os laboratórios.
A pasta disse ainda que solicitou a reposição do fornecimento à OPAS. Apesar disso, informou que não há disponibilidade imediata da vacina pentavalente no mundo. A compra de 6,6 milhões de doses começou a chegar de forma escalonada em agosto no Brasil e a previsão é que o abastecimento volte à normalidade a partir de novembro. “Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, entre os meses de agosto e novembro, para vaciná-las”, disse em nota.

“O Ministério da Saúde reitera que não há dados que ensejem emergência epidemiológica no Brasil das doenças cobertas pela vacina pentavalente. Ainda assim, neste momento, os estoques nacionais são suficientes para realização de bloqueios vacinais, caso surtos inesperados apareçam. O sistema de vigilância à saúde monitora continuamente o tema a emitirá os alertas se estes forem necessários”, finalizou.

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 19.10.2019
Deputado federal Zé Mário (DEM-GO), que destina R$ 100 milhões para a recuperação de áreas florestais e preservação das nascentes.
Jornal do Meio Dia - 19.10.2019
Palestra do grupo Guardiões do Amor Maior será realizada hoje em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 18.10.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 18.10.2019
7º Leilão Direito de Viver será realizado neste domingo em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 17.10.2019
2ª Manhã Solidária acontece neste sábado em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 17.10.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 17.10.2019
Obras de escritores mineirenses serão lançadas na Coleção Goiânia em Prosa e Verso
Jornal do Meio Dia - 16.10.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 16.10.2019
Secretaria de Saúde espera realizar cerca de 500 mamografias durante o Outubro Rosa em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 15.10.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 15.10.2019
Em Mineiros, UEG abre vestibular para superior de Tecnologia em Agronegócio
Jornal do Meio Dia - 14.10.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 11.10.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 11.10.2019
Dep. José Mário comenta reunião da FPA com ministro da economia sobre Funrural
Jornal do Meio Dia - 11.10.2019
Paróquia São Bento encerra hoje a novena e louvor à Nossa Senhora Aparecida
Anterior Proximo