Thu, 19 de Sep de 2019

Câmara articula diminuir poder de juízes contra políticos

Grupo de deputados planeja tirar de juízes de 1ª instância e devolver às Cortes superiores decisão sobre medidas cautelares

10/09/2019 09h53
Terra

Com aval do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um grupo de parlamentares liderados pelo deputado e jurista Luiz Flávio Gomes (PSB-SP) quer impedir que juízes de primeira instância determinem medidas drásticas contra políticos, como prisão, quebra de sigilos bancário e telefônico, além de busca e apreensão. A intenção é blindar deputados, senadores, governadores, prefeitos, ministros e outros agentes públicos de investigações e julgamentos chamados no Congresso de "ativismo judicial".

A mudança será incluída na proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz o foro privilegiado no País a apenas cinco autoridades - presidente da República, vice, presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2017, o texto foi aprovado pelo Senado como uma retaliação à Corte, que, na época, começava a discutir a restrição do foro privilegiado apenas para parlamentares. Agora, dois anos depois, a PEC do Fim do Foro será discutida na Câmara e os deputados pretendem incluir nela um salvo-conduto para proteger a classe política.

Atualmente, deputados e senadores, por exemplo, só possuem prerrogativa de foro perante o Supremo para crimes cometidos no exercício do mandato. Governadores, por sua vez, são julgados nessas condições pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Se a proposta da Câmara for aprovada, na prática esse entendimento será revisto e a manobra permitirá que políticos com mandato voltem a contar com mais privilégios.

Nos bastidores, parlamentares dizem que a alteração na PEC é para evitar que juízes de primeira instância, como Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio, ou Luiz Bonat - substituto do atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, em Curitiba - determinem a prisão de deputados e senadores ou mesmo outras medidas cautelares, como afastamento de mandato, uso de tornozeleiras eletrônicas e confisco de bens.

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 18.09.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 18.09.2019
Casamento comunitário será realizado nesta sexta-feira em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 17.09.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 17.09.2019
MEC e Rioverdesse empatam na estreia no Campeonato Goiano da Terceirona
Jornal do Meio Dia - 17.09.2019
Início do plantio de soja em Goiás é antecipado para 25 de setembro
Jornal do Meio Dia - 16.09.2019
9ª Semana da Execução Trabalhista começa a partir de hoje
Jornal do Meio Dia - 14.09.2019
Presidente do MEC, Elizan Barbosa comenta expectativa da estréia na terceirona neste sábado.
Jornal do Meio Dia - 13.09.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 13.09.2019
Festa da Semente tem balanço positivo em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 12.09.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 12.09.2019
Inscrições para 2° Health (Pronúncia Relf) Club de Mountain Bike XCM já estão abertas
Jornal do Meio Dia - 11.09.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 11.09.2019
Prefeitura vai realizar nesta quinta e sexta-feira, 9ª edição da Festa da Semente
Jornal do Meio Dia - 10.09.2019
Mineiros adere à campanha de prevenção ao suicídio ?Setembro Amarelo?
Jornal do Meio Dia - 09.09.2019
Alexandre Garcia
Anterior Proximo