Thu, 19 de Sep de 2019

Com aumento no número de suicídios, Mineiros adere ao Setembro Amarelo

Apesar do aumento, desde 2015 que o município fica na média ou abaixo da média nacional de suicídios

06/09/2019 08h23
Por: Daliana Oliveira - Verde Vale FM
Coordenadora do Caps, Larissa, na ponta esquerda, ao lado de membros da equipe multidisciplinar - Foto - Daliana Oliveira

Mineiros (GO) já registra seis mortes por suicídio neste ano. O número representa um crescimento de 200% em relação aos 12 meses do ano passado, quando apenas duas pessoas tiraram a própria vida. Os dados foram passados pela Vigilância Epidemiológica. Neste mês, em que é promovida nacionalmente a campanha Setembro Amarelo, a conscientização sobre a prevenção do suicídio ganha destaque por meio de ações por parte de empresas e outros órgãos, como é o caso da Prefeitura Municipal, que está realizando ações internas de capacitação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

Também está marcada para o próximo dia 27 a partir de 8h, a tradicional Caminhada Pela Vida, com saída da Praça Coronel Carrijo e chegada na Praça Deputado José Alves de Assis. “Apesar do aumento nos casos, desde 2015 o município tem ficado dentro da média ou abaixo da média nacional, que é de 7 para cada 100 mil habitantes. Temos avançado nessa questão, precisamos do apoio de todos para melhorar ainda mais”, defende a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Larissa Naves Ferreira Moraes.

Ainda de acordo com a coordenadora do Caps, o suicídio pode ser ocasionado por perturbações de ordem psicológica ou mental, como é o caso da depressão, transtorno bipolar, entre outros. Em alguns casos, pode ser gerado por pensamentos impulsivos devido ao estresse, dificuldades econômicas, problemas de relacionamento ou bullying. “São muitos fatores que podem levar um indivíduo a cometer suicídio, mas sempre são problemas ou quadros que podem ser resolvidos por meio de tratamento ou acompanhamento”, alerta.

Dicas para ajudar

Nos casos em que a pessoa tenha falado que deseja cometer o suicídio, ou que estiver em meio à uma crise que possa levar ela ao ato, a orientação é para que as pessoas próximas ofereçam ajuda por meio de conversas, orientação e aconselhamentos. Além disso, não é recomendável deixar a pessoa sozinha durante três dias, e retirar do alcance dela os objetos como cordas, armas, remédios, venenos, entre outros. Uma estratégia que pode ajudar uma pessoa prestes a cometer suicídio, é oferecer ajuda para ir em busca do tratamento.

Os familiares ou pacientes que queiram buscar ajuda na Rede de Atendimento Psicossocial do município podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS). As UBS possuem uma equipe de profissionais da área da saúde com formação superior, que integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O primeiro contato do paciente será com esse grupo de profissionais, que irão avaliar a gravidade do quadro do paciente e direcionar para tratamento ou acompanhamento.

Os casos de transtornos mentais e psicológicos leves são tratados nas próprias UBS, já os casos enquadrados como moderados são direcionados para a UBS Oswaldo José de Souza, no setor Jardim das Perobeiras. Os casos graves são tratados no Caps. Caso a pessoa esteja sob o risco de cometer suicídio a qualquer momento, deve ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A campanha

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A proposta é associar a cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), pintando e estampando a cor em diversos locais, garantindo mais visibilidade à causa.

 

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 18.09.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 18.09.2019
Casamento comunitário será realizado nesta sexta-feira em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 17.09.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 17.09.2019
MEC e Rioverdesse empatam na estreia no Campeonato Goiano da Terceirona
Jornal do Meio Dia - 17.09.2019
Início do plantio de soja em Goiás é antecipado para 25 de setembro
Jornal do Meio Dia - 16.09.2019
9ª Semana da Execução Trabalhista começa a partir de hoje
Jornal do Meio Dia - 14.09.2019
Presidente do MEC, Elizan Barbosa comenta expectativa da estréia na terceirona neste sábado.
Jornal do Meio Dia - 13.09.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 13.09.2019
Festa da Semente tem balanço positivo em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 12.09.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 12.09.2019
Inscrições para 2° Health (Pronúncia Relf) Club de Mountain Bike XCM já estão abertas
Jornal do Meio Dia - 11.09.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 11.09.2019
Prefeitura vai realizar nesta quinta e sexta-feira, 9ª edição da Festa da Semente
Jornal do Meio Dia - 10.09.2019
Mineiros adere à campanha de prevenção ao suicídio ?Setembro Amarelo?
Jornal do Meio Dia - 09.09.2019
Alexandre Garcia
Anterior Proximo