Sat, 20 de Jul de 2019

Secretária de Goiás avalia como "péssimo" o cenário para pagamento da folha

A secretária da Economia, Cristiane Schmidt, chegou a afirmar que a situação estaria complicada para conseguir quitar os vencimentos.

17/06/2019 17h03
Diaonline

Em recente entrevista ao jornal O Popular, a titular da Secretaria de Estado da Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, expôs uma realidade não muito animadora para o funcionalismo público estadual. Schmidt avaliou como péssima a situação financeira do Estado para o pagamento da folha, e chegou a afirmar que a situação estaria complicada para conseguir quitar os vencimentos.

A declaração veio em resposta a um questionamento feito à secretária sobre como ficaria o pagamento da folha, uma vez que a inclusão de Goiás no Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF) pode ocorrer só no fim do ano. “Péssimo. Estamos tirando leite de pedra. Está muito complicada a situação”, revelou.

O PEF seria uma “luz no fim do túnel” para as contas do Estado, uma vez que, segundo a secretária, ele é “menos restritivo que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF)” e dá a “possibilidade [ao Estado] de se ajustar mais rápido, pois se tem um montante maior para pegar emprestado com o aval da União”. Entretanto, algumas medidas do plano precisam passar pelo crivo da Assembleia Legislativa, e até que isso aconteça, o governo Caiado “pisa em ovos” para pagar o servidor.

Todavia, nem tudo está perdido. Conforme Schmidt, apesar das dificuldades em pagar o servidor público de Goiás, um aumento da receita está ocorrendo gradualmente. “Estamos pagando [a folha] às duras penas, mas conseguindo. A cada mês temos um aumento de receita, por conta da intensificação no combate à sonegação e, desde o mês passado, por conta também da renúncia [fiscal] que diminuiu”, conta a secretária.

Pagamento da folha de maio foi feito em atraso

Diferente do que foi divulgado pela Secretaria da Economia do governo Ronaldo Caiado (DEM), o pagamento de maio de parcela dos servidores públicos estaduais não foi depositado na segunda (10/6). No domingo (9/6), a secretaria informava que todos os servidores receberiam até o dia 10, como prevê a Legislação Estadual.

No Poder Judiciário, o comunicado feito na intranet para informação aos servidores confirmava o atraso no pagamento. “A Diretoria Financeira do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) informa aos magistrados e servidores que o pagamento dos salários e subsídios referentes ao mês de maio de 2019 não serão creditados nesta segunda-feira, dia 10”, dizia a divulgação oficial.

“A administração do TJGO esclarece ainda que o governo do Estado fez uma previsão de que o repasse seja realizado na terça-feira, 11”, completou o comunicado.

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 18.07.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 11.07.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 10.07.2019
Costelão de São Bento será realizado neste domingo
Jornal do Meio Dia - 10.07.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 09.07.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 08.07.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.07.2019
Comiva realiza Encontro de Cooperados hoje na 40ª Expo Mineiros
Jornal do Meio Dia - 05.07.2019
Governador Caiado comenta sobre taxas do Detran e CNH gratuita
Jornal do Meio Dia - 05.07.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.07.2019
Wesley Safadão concede entrevista exclusiva para a Rádio Verde Vale
Jornal do Meio Dia - 04.07.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 04.07.2019
Presidente do Sindicato Rural, Issac Mendonça, comenta abertura de rodeio na 40ª Expo Mineiros.
Jornal do Meio Dia - 04.07.2019
Palestra sobre o manejo sustentável dos solos foi ministrada ontem na 40ª Expo Mineiros
Jornal do Meio Dia - 03.07.2019
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 03.07.2019
Organizadores fazem balanço do 2º Festival de Música Sertaneja
Anterior Proximo