Ter, 11 de Dez de 2018

Polícia Civil identifica suspeitos de matar Isaias Mendonça

Prisão de um deles não pode ser realizada devido ao período Eleitoral

10/10/2018 11h58
PROCURADOS: Divulgação Polícia Civil
Lyon Silva Martins e Luiz Henrique de Oliveira são apontados como principais suspeitos na morte de Isaias Mendonça no Último dia 13 de setembro em Mineiros

No último dia 13 de setembro a Polícia Civil de Mineiros (GO), registrou o homicídio de Isaias Mendonça Ribeiro, morto na região do Matão, zona rural do município, com diversos disparos de arma de fogo e marcas de torturas. Após o crime, o delegado Júlio Cesar Arana Vargas deliberou pelas investigações e a Polícia Civil conseguiu identificar o veículo utilizado para sequestrar a vítima. Dois suspeitos foram identificados e um deles chegou a ser localizado enquanto participava de uma audiência no Fórum local, mas sua prisão não pode ser realizada devido ao período eleitoral.

De acordo com Arana, Lyon Silva Martins e Luiz Henrique de Oliveira são os principais suspeitos de torturar e matar a vítima. “Ainda existe um terceiro envolvido que não conseguimos identificar. Mas o envolvimento desses outros dois já está evidenciada nos autos. Eles agiram de forma cruel, não dando oportunidade de defesa a vítima”, afirma o delegado. Lyon foi localizado na última terça-feira (02), enquanto prestava depoimento no Fórum de Mineiros, onde responde por outro crime, mas não pode ser preso devido ao período Eleitoral.

“infelizmente por uma circunstância legal previsto no Código Eleitoral de 1965, artigo 236, que veda a prisão provisória, preventiva ou temporária de eleitores cinco dias antes e até 48 horas depois das eleições. Teremos que cumprir essa prisão posteriormente a esses períodos. Mas de qualquer maneira gostaríamos de contar com a população na localização de Lyon e Luiz Henrique. Nós, que estamos a frente das apurações dos crimes, a exemplos dessa situação, ficamos de mãos atadas. Na minha singela interpretação, que deve ter uma certa consonância, devemos ter uma comparação de épocas, onde a lei foi criada e os dias atuais.

Sensação de impunidade

O delegado lamentou o fato de o suspeito não ter sido preso, respeitando o Art. 236 do Código Eleitoral Brasileiro. “Independente de nosso posicionamento jurídico, naquela época com o advento do Código Eleitoral, vivíamos uma situação turbulenta, onde havia limitações de direitos individuais, onde poderia haver prejuízo na transparência das eleições e o exercício ao direito do voto. O legislador fez essa lei pensando no cidadão de bem, evitando o alijamento, ou seja, que ele fosse impedido de votar. Hoje em 2018 o regime democrático é totalmente diferente, pois a realidade histórica daquela época com a de hoje são incomparáveis. Essa é uma situação que pode gerar uma sensação de impunidade, como aconteceu nesse caso, onde um crime bárbaro, que chocou a comunidade, e que por um impeditivo legal não tivemos condições de dar cumprimento ao mandado de prisão ao suspeito”, relatou.

Motivação

Arana disse a nossa reportagem que uma dívida entre suspeitos e vítima pode ter sido o motivo do crime. “Estamos com diversas linhas de investigação. Muito se falou em adultério, mas essa questão foi descartada. Ao que tudo indica e com base em depoimentos de testemunhas, a vítima tinha uma divida com os suspeitos. As investigações estão se aprofundando e dentro de pouco tempo teremos mais novidades, que não posso adiantar agora para não atrapalhar o trabalho dos policiais. Volto a repetir que a sociedade pode ter um papel importante nesse trabalho da polícia, fazendo denúncias e repassando informações sobre o paradeiro dos dois principais suspeitos.

Jota Pereira – Verde Vale FM

 

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Mais Acessadas da Semana
Mais Acessadas
Enquete
Você é a favor ou contra a proibição de fogos de artifício com estampido em Mineiros?
Ver Resultado
áudios
Programete - 07.12.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 07.12.2018
Casa da Amizade começa a receber doações de materiais escolares que não serão reutilizados pelos alunos em 2019
Jornal do Meio Dia - 07.12.2018
Evento musical que visa arrecadar alimentos para instituições e famílias carentes será realizado no próximo dia 21 em Mineiros
Programete - 06.12.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 06.12.2018
Casa da Amizade promove bazar solidário de roupas e calçados amanhã em Mineiros
Programete - 04.12.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 04.12.2018
Casa da Amizade em Mineiros premia cerca de 30 alunos no Concurso de Produção de Texto
Programete - 03.12.2018
Alexandre Garcia
Programete - 30.11.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 30.11.2018
Processo eleitoral da OAB acontece hoje até as 17h
Programete - 29.11.2018
Alexandre Garcia
Programete - 28.11.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 28.11.2018
Colégio Ágape realiza Espetáculo de Dança neste fim de semana
Programete - 27.11.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 27.11.2018
AVCC realiza sorteio da ?Campanha dos Cofrinhos? no próximo dia 16
Jornal do Meio Dia - 24.11.2018
Liga acadêmica da Famp realiza a 1 ª Corrida Contra o Câncer amanhã
Programete - 23.11.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 23.11.2018
Será realizado amanhã pelo Rotaract Clube o "Dia D" da campanha beneficente em prol do Bezerra de Menezes
Jornal do Meio Dia - 23.11.2018
Servidora e secretaria de saúde de Portelândia prestam esclarecimentos sobre a denúncia de possível abuso de funcionalismo no município
Jornal do Meio Dia - 23.11.2018
Mec: Elizan Barbosa faz balanço da participação do time na 3ª Divisão deste ano
Anterior Proximo