Qua, 19 de Set de 2018

Autoridades debatem a Segurança Pública de Mineiros em evento acadêmico

Criar mais presídios não vai resolver o problema da segurança, apontou participante da mesa redonda

13/09/2018 10h28
Jornalismo Verde Vale - Daliana Oliveira

A programação da Semana Jurídica da Faculdade Morgana Potrich (Famp) foi encerrada ontem (12) com a mesa redonda: ‘O direito face à criminalidade: Uma análise prática do município de Mineiros’. Diversas autoridades da Segurança Pública do município participaram da mesa redonda, entre elas o delegado de Polícia Civil Júlio César Arana Vargas; o tenente coronel da Polícia Militar Carlos Ailton Oliveira e o promotor de justiça Michel Piva. O evento acadêmico foi realizado entre os últimos dias 10 e 12. A organização pertenceu à coordenação e acadêmicos do curso de Direito da instituição, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA).

Além das autoridades locais, a advogada criminalista sênior Alessandra Nardini também participou dos debates. Nardine enfatizou que o aspecto cultural influencia diretamente na forma de pensar e agir de cada indivíduo, e que as pessoas que tem mais acesso à educação e contam com uma boa base familiar, têm menos chances de entrar no mundo do crime. "Tanto é que quando uma pessoa com esse perfil comete um crime, ganha repercussão da mídia nacional e existe uma grande comoção pública, como é o caso da Suzane Von Richthofen, que assassinou os pais", exemplificou.

Ainda de acordo com ela, o caminho para resolver o problema da segurança não está na criação de mais presídios, e sim no investimento em educação de qualidade e longo prazo. Já o delegado Vargas aproveitou a oportunidade para expor os dados sobre a criminalidade a nível de Brasil e de Mineiros (GO). De acordo com ele, entre 2016 e 2018 foram registrados até o momento cerca de 1,1 mil prisões em flagrante delito em Mineiros. "São estatísticas alarmantes. Apesar dos relatórios que indicam redução no número de criminalidade, sabemos o que vivemos. Os crimes que mais tem crescido são os que envolvem o patrimônio, como roubos e furtos, por exemplo", destacou.

Superlotação

O promotor Piva frisou que a solução para a criminalidade não está somente na prevenção, mas também na repressão. De acordo com ele, parte do problema da segurança pública vem do sentimento de impunidade. "Prisão não é a solução, mas não inventaram outro modo de punição. Além disso, não é só a educação que resolve o problema da segurança. As pessoas têm que entender que os atos têm consequências, isso também ajuda a resolver a problemática. A função da pena não é só reeducar, mas sim dar uma segunda chance para o indivíduo", refletiu.

Sobre as unidades prisionais de Mineiros e do Brasil, o promotor lembrou que elas estão lotadas, e que não é viável tirar as pessoas que já estão lá dentro. Posteriormente, o tenente coronel Oliveira falou sobre a atuação da Polícia Militar em Mineiros. "Apesar de recebermos críticas, deixando a modéstia de lado, somos verdadeiros heróis. A nós cabe o papel primário da preservação da ordem pública e o policiamento ostensivo", analisou.

O evento

No primeiro dia de evento foi ministrada a palestra ‘As novas famílias brasileiras e seus reflexos’, com a palestrante Maria Izabel de Melo Oliveira dos Santos, e no segundo dia, a palestrante Nycolle Araújo Soares abordou o tema ‘Judicialização da Saúde’.
 

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 21.09.2018
No período de seca, número de incêndios em vegetação atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Mineiros chama a atenção
Programete - 17.09.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 17.09.2018
Em visita a Mineiros, ministro das cidades comenta andamento de projetos pleiteados pelo município
Jornal do Meio Dia - 15.09.2018
De abril até agora, Alto Araguaia (MT) já registrou 229 ocorrências de queimadas
Programete - 14.09.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 14.09.2018
A exposição gratuita de obras de arte "Vernissagem" será realizada a partir de manhã em Mineiros
Programete - 12.09.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 12.09.2018
Palestra da Semana Jurídica da Famp aborda o tema ?Judicialização da Saúde?
Jornal do Meio Dia - 12.09.2018
Mais de R$ 1,7 milhões em débitos já foram negociados por meio do Refis em Mineiros
Programete - 11.09.2018
Alexandre Garcia
Programete - 10.09.2018
Alexandre Garcia
Programete - 06.09.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 06.09.2018
Reunião sobre Indicação Geográfica do Queijo Cabacinha foi realizada ontem em Santa Rita do Araguaia
Programete - 05.09.2018
Alexandre Garcia
Jornal do Meio Dia - 05.09.2018
Coordenador Regional de Educação comenta resultados das escolas estaduais em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 05.09.2018
7ª CIPM implanta nesta quarta-feira nova modalidade de policiamento
Jornal do Meio Dia - 04.09.2018
Preço na corrida de Moto Taxi em Mineiros é tabelada
Jornal do Meio Dia - 04.09.2018
Reunião da Indicação Geográfica do Queijo Cabacinha será realizada amanhã em Santa Rita do Araguaia
Jornal do Meio Dia - 04.09.2018
Faculdade Famp realiza Semana Jurídica em Mineiros
Programete - 03.09.2018
Alexandre Garcia
Anterior Proximo