Thu, 18 de Jan de 2018

Tite enfim enfrenta uma seleção da Europa, o pesadelo do Brasil nas últimas Copas

Nesta terça-feira, o Brasil encara a Inglaterra, às 18h (de Brasília), em mais um amistoso internacional de preparação para a Copa do Mundo de 2018.

14/11/2017 12h03
ESPN

Será o primeiro confronto do técnico Tite contra uma seleção europeia desde que ele assumiu o cargo, em 20 de junho de 2016.

E é justamente contra europeus que o Brasil viveu pesadelos nas três últimas Copas do Mundo.

Em 2006, por exemplo, a equipe canarinho até ganhou da Croácia na primeira fase, mas, após eliminar Gana nas oitavas, parou diante da França, com um show de Zinedine Zidane, nas quartas de final.

Depois, em 2010, não conseguiu sair de um 0 a 0 com Portugal na fase de grupos e caiu de virada para a Holanda, novamente nas quartas, com dois gols de Sneijder e expulsão do volante Felipe Melo após pisão em Robben.

Por fim, em 2014, todos se lembram: outra vitória sobre a Croácia na primeira fase, mas depois um 7 a 1 para a Alemanha na semifinal, no Mineirão, e outra derrota feia na disputa do 3º lugar: 3 a 0 para a Holanda, em Brasília.

Por isso, o confronto contra a Inglaterra é uma "prova de fogo" para Tite.

Se por um lado o treinador tem aproveitamento excelente desde que assumiu a seleção brasileira (13 vitórias, dois empates e só uma derrota em 16 partidas, ou 85,4% dos pontos), até agora ele não jogou contra nenhuma equipe da Europa.  

Apesar disso, Tite tem a história ao seu lado, já que o retrospecto do Brasil contra a Inglaterra é extremamente positivo.

Ao todo, foram 25 jogos na história, com 11 vitórias brasileiras e apenas quatro triunfos ingleses - no saldo de gols, são 34 gols-pró para os "canarinhos" e 23 contra.

Já em Copas do Mundo, a seleção brasileira está invicta contra o English Team: duas vitórias (2 a 1 nas quartas de 2002 e 1 a 0 na fase de grupos de 1970) e um empate (0 a 0, na fase de grupos de 1958).

A última vez que os rivais se cruzaram foi em 2 de junho de 2013: empate por 2 a 2 em um grande jogo no Maracanã, com gols de Fred e Paulinho para o Brasil e de Oxlade-Chamberlain e Rooney para os britânicos.

Para o duelo desta terça, Tite conta com todos os atletas que gostaria e terá a oportunidade de escalar o time que considera ideal para a disputa do Mundial da Rússia: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto; Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus.

A Inglaterra, por sua vez, está desfalcada de vários de seus principais jogadores, como os atacantes Harry Kane e Raheem Sterling e o meia Dele Alli.

Por isso, o técnico Gareth Southgate deve escalar sua equipes num 3-5-2, com Joe Hart; Stones, Keane e Cahill; Walker, Loftus-Cheek, Dier, Livermore e Bertrand; Rashford e Lingard.  

A versão impressa do Jornal Verde Vale é veiculada às sextas-feiras. Para quem não conseguiu garantir a leitura no fim de semana ou deseja indicar o conteúdo a outras pessoas, é disponibilizada a versão on-line, sempre na terça-feira seguinte a publicação.

Anterior Proximo
Enquete
Ver Resultado
áudios
Jornal do Meio Dia - 15.01.2018
Superintendente de Trânsito em Mineiros comenta Justiça suspende liminar e permite que veículos com IPVA atrasado sejam apreendidos Superintendente de Trânsito em Mineiros comenta Justiça suspende liminar e permite que veículos com IPVA atrasado sejam apreendidos
Jornal do Meio Dia - 21.12.2017
Agência de agronegócio do banco Santader é inaugurada hoje em Mineiros Agência de agronegócio do banco Santader é inaugurada hoje em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 20.12.2017
Comércio de Mineiros tem horário de atendimento estendido neste final de ano Comércio de Mineiros tem horário de atendimento estendido neste final de ano
Jornal do Meio Dia - 16.12.2017
Ação da PM termina com dois mortos, dois presos e duas motos recuperadas em Mineiros Ação da PM termina com dois mortos, dois presos e duas motos recuperadas em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 16.12.2017
Almoço Solidário da Fundação Coccinela acontece neste domingo no Pavip Almoço Solidário da Fundação Coccinela acontece neste domingo no Pavip
Jornal do Meio Dia - 15.12.2017
Eleições para presidência do CREA vão até as 19 horas desta sexta-feira Eleições para presidência do CREA vão até as 19 horas desta sexta-feira
Jornal do Meio Dia - 14.12.2017
Fundação Coccinella apresenta hoje no Frank Green a Peça Teatral, Os Três Porquinhos. Fundação Coccinella apresenta hoje no Frank Green a Peça Teatral, Os Três Porquinhos.
Jornal do Meio Dia - 14.12.2017
Ação Férias Seguras’ será realizada em semáforo na próxima terça-feira Ação Férias Seguras’ será realizada em semáforo na próxima terça-feira
Jornal do Meio Dia - 13.12.2017
Odebrecht Agroindustrial muda de nome e agora é Atvos Odebrecht Agroindustrial muda de nome e agora é Atvos
Jornal do Meio Dia - 13.12.2017
Projeto natalino da OVG presenteia crianças de baixa renda Projeto natalino da OVG presenteia crianças de baixa renda
Jornal do Meio Dia - 13.12.2017
Frank Green será palco de peça musical a partir de sábado Frank Green será palco de peça musical a partir de sábado
Jornal do Meio Dia - 09.12.2017
Operação Natal Sem Fome acontece neste domingo em Mineiros Operação Natal Sem Fome acontece neste domingo em Mineiros
Jornal do Meio Dia - 08.12.2017
Bazar beneficente para castrar animais de rua ocorre no próximo domingo Bazar beneficente para castrar animais de rua ocorre no próximo domingo
Jornal do Meio Dia - 08.12.2017
Reunião entre poder público e Odebrecht define data para inauguração do Centro Cultural Centro Agostinho. Reunião entre poder público e Odebrecht define data para inauguração do Centro Cultural Centro Agostinho.
Jornal do Meio Dia - 07.12.2017
Processo seletivo para professores em Mineiros continua até a próxima terça-feira. Processo seletivo para professores em Mineiros continua até a próxima terça-feira.
Anterior Proximo